sábado, março 31, 2007

Ufa, o tempo passa

O tempo é incrivel a passar quando estamos relaxados, quando podemos fazer o que queremos, sem horarios, sem compromissos.
O que posso dizer deste meu dia, que tão rapidamente passou?
Que acordei às 7 da manha, que fui à feira da senhora da hora , mais conhecia por FISH (feira internacional da senhora da hora) lol, ou rsrsrs.
Apreciei as pessoas, adoro ver a fisionomia das pessoas, as suas diferenças aparentes. E o que constato e se torna caricato, é que a gente chamada do "povo" vai religiosamente a sua feira semanal para comprar os legumes, as frutas, o cebolinho para plantar, enfim, aquelas coisas tão comuns de quem ainda vive de uma forma tradicional. Ouve-se o chiar dos sacos com rodas, tão tipicos nestas feiras, uns já foram substituidos e estão em optimo estado outros chiam já de dor de tanto uso que lhes deram ao longo de tanto tempo.
Mas o engraçado é que as chamadas pessoas "chiques", vão lá à procura de objectos de marca, sejam carteiras, relogios, roupa, sapatos. E encontram e fazem a mesma vistaça como se tivessem comprado na loja pelo quadruplo do preço. Esse tipo de pessoas encontram-se na zona da raça cigana, pois só eles conseguem esses produtos, sabe-se lá como. Vá lá não há sectarismo, não se vê uma dondoca a regatear os preços com os ciganos, porque o medo é maior que o desconto que poderiam ter. Mas comprar uma carteira Gucci por 10 euricos, é divinal.
Há também diferença entre os feirantes. Os costumeiros, os que sempre viveram da feira, desde crianças, e que agora que os pais descansam a velhice tomaram o seu lugar. Esses são os madrugadores, pois os seus fregueses acordam cedo e gostam de ver as alfaces fresquinhas, e todos os produtos horticulas como que acabados de tirar do campo.
Os ciganos, esses sabem que as freguesas, acordam tarde e só depois vão à FISH, por isso é raro ve-los a estender a bancada antes das 9,30h. Ali tudo corre ao sabor das necessidades de cada um, seja para comprar, seja para amealhar o dinheiro ao fim da feira.
Deixou de haver a grande atracção da feira, os filmes e cd's de musica piratas, mas no escondidinho de uma banca, ainda se encontram.
E depois, já cansada de tanto caminhar, pois uma das coisas que faz bem é caminhar e aí eu aproveito bem o espaço que a FISH tem, vim para casa. Claro que o cansaço e o ter acordado cedo me deram na moleza e dormi uma optima sesta. Acordei com o meu filho a telefonar-me para tudo o que tocava. Conselhos de mãe, pois mãe, pois mãe é mãe.
E lá fui eu tomar o meu cafezinho da praxe, onde aproveitei para por a leitura em dia.
Depois de varias peripécias, cheguei a casa já quase 8 da noite e resolvi pensar em fazer jantar. Sabem o quê? Uns adoram outros detestam, mas eu estou no lado dos que gostam bastante, bacalhau cozido com grão, ovo, legumes, ou seja bacalhau com todos.
Por isso toca a ir para a cozinha e preparar o meu pitéu, que espero me saiba muito bem quando o estiver a saborear.

5 comentários:

Américo Ribeiro disse...

Olá
Quando pela manhâ disses-te que ias á feira, calculei e acertei que seria a "fish", estive para ir dar uma volta, quem sabe não haveria um encontro "casual". Ainda bem que não fui, não saberia o que dizer se te olhasse nos olhos ficaria embasbacado, outra curiosidade, ontem jantei bacalhau com grão, feito por mim, comi sózinho, é triste.....
Um dia irás aprovar ou não os meus dotes culinários, gosto de reunir amigos á volta da mesa, quem sabe um dia não estarás lá.

Um abraço - américo

Mia disse...

Americo, não ias reconhecer-me de certeza, ando sempre camuflada... de chapéu, oculos de sol, pois como é muito cedo, não me apetece estar a arranjar-me. Então sou uma mista, que tanto compra fruta, e legumes, como umas coisita de marca que valham a pena.
Soube-me imensamente bem, como se diz à bom português, estou como um abade... rsrsrs

' Claudjinha disse...

Que Sábado interessante!!

Tens hábitos muito saudáveis, mas eu não era capaz de acordar às 7 da manhã num Sábado...lolool.

Sabes uma coisa, acordaste quase à mesma hora que eu me fui deitar, porque eu fui-me deitar às 6!! Fiquei a falar com um Amigo no msn, e nem dei pelo tempo a passar... ah mas a conversa soube mesmo bem... é mesmo daquelas que tu ficas as semanas seguintes a pensar =) Acho que hoje vai ser outra, pois já começámos a conversar. Adoro aquele miudo =P
Se ao menos outros me ligassem assim...

Eu ainda não ando com o "Cinico", mas estávamos a começar a ter algo especial e agora é isto.

Mas enfim, hoje até estou contente.

Beijinhos adoro-te mamy*

Eva Luna disse...

AMO bacalhau com grão!! AMO!!!

Anónimo disse...

Esperem que ainda não comentei:
Pois bem,bacalhau com grão, assado na brasa, com natas, à moda de braga, com broa, bacalhau de qualquer maneira e feitio marcha,pela certa!
Simplesmento sou fanático por bacalhau desde devidamente confeccionado, e acompanhado por um bom vinho (claro!).
Beijinho
Toni