sexta-feira, março 09, 2007

Juízos de valor


Não sei o que é sentir rancor, ou ódio. Zango-me muitas vezes, mas de seguida tudo passa. E dou sempre o beneficio da duvida a quem me magôa, ou a quem tem atitudes injustas para comigo.
Mas também não sou masoquista, nem deito fora o meu amor próprio, a minha identidade, e quando as coisas se repetem, aí, esqueço a pessoa que já me magoou mais que uma vez, e de uma forma radical. Não vale a pena insistir, nem pedir desculpas, porque desculpas pedem-se uma vez, e se são aceites não vamos cair no mesmo erro e pensar que vamos novamente ser desculpados.
Nem sempre o juízo que fazemos do que parece aos nossos olhos, nos esclarecerá ou levará à verdade, pelo contrário vai confundir-nos, principalmente se não estamos bem com nós mesmos.
Antes de fazermos juizos de valor, devemos escutar o silêncio, deveremos pensar que existem dois pontos de vista, o nosso e o dos outros. E reflectir bem antes de tomar a atitude de agredir, de julgar, o nosso proximo sem qualquer fundamento plausivel.
Fico triste porque às vezes por coisas insignificantes, ou por julgamentos incorrectos, pomos em risco a essência de uma amizade e a continuidade desta.

3 comentários:

' Claudjinha disse...

Também não sou de detestar nem odiar alguem... e mais, confio demasiado nas pessoas e acabo por sair sempre magoada, mas não consigo ficar chateada.. fico,sim, triste. raramente chateada, muitas vezes triste.
Mas neste momento pela primeira vez na minha vida ODEIO alguém. Mas é Ódio com O grande...

Desculpa n ter falado muito ontem,tou naqueles dias em q nao me apetece fazer nada nem falar com ninguém.

Beijinhos

P.S. - que é feito do MMI?? desapareceu...

Anónimo disse...

Eu percebi linda, e o mesmo se passava comigo.
Não penses que é ódio, nunca queiras saber o que é esse sentimento tão detestável.Diz antes estás com raiva, isso sim, que no teu coração não cabe o ódio.

O MMI nunca mais deu sinais de vida, depois que se apaixonou. Deve estar numa boa, esperemos. Ele um dia dá-nos noticias.
Beijo filhota
Mia

Paula disse...

Olá linda, que bom ter noticias tuas. Já estive a ler o teu blog e gostei muito, escreves muito bem.
Quanto a este tema, tb eu gosto da verdade acima de tudo e quando sou enganada fico mto triste, tento algumas vezes dar o beneficio da duvida mas fico sempre de pé atrás com tudo e sempre desconfiada, o que não é bom. Mas odiar tb acho que não odeio, era preciso fazer-me uma coisa mto feia para isso.
Beijinhos e continuação de boas escritas.
Paula