segunda-feira, julho 09, 2007

O frango

Hoje tive de ir comprar um teclado novo, pois o que tinha deu o berro final. Ainda o tentei desmontar, mas como não tinha chave de estrela à mão, e com pouca vontade de ir ao malote das ferramentas, desisti e fui às compras.
Eram já mais de 21 horas quando isso aconteceu. Vim para casa e já cá está a funcionar a 100%. Tem um pequeno senão é preto, por um lado é óptimo pois não se suja tanto, mas não gosto de olhar as teclas tão escuras.
Um destes dias ofereceram-me no Castêlo da Maia um frango caseiro, foi a D.Conceição, uma castelense muito suigeneris. É um ExLbris do Castelo.
Das primeiras telefonistas dos antigos TLP, agora reformada, vive quase em frente ao Banco. Conduz uma carrinha enorme, que por incrível que pareça não sei a marca, pois não ligo a esses pormenores.
Vive com o filhote mais novo, de quem cuida com todo o carinho e esmero.
Quando conheci esta senhora, fiquei aterrada com a forma de ser e estar dela. E ela também não foi com a minha pessoa, aliás colocou-me uma alcunha, “a esticadinha”. Tem um defeito, que eu já não acho defeito, mas feitio, se não gosta de uma pessoa, não perdoa o mínimo revés. Como ela diz, por bem dá a camisa do corpo, por mal saiam da frente.
Então muitas vezes chama a GNR para os carros que estacionam junto da garagem dela. Assim aconteceu comigo. Tínhamos saído do banco e fomos a convite de um cliente à festa da Santa Eufémia, comer um bacalhau assado. Como fomos todos num carro deixei o meu bem junto à casa da D. Conceição, mas sem estorvar.
Vou contar como ela faz. Liga à GNR e pede para virem multar um carro que está a impedi-la de sair da garagem. Lá vêm os GNR´s, mas o carro em questão já não está lá, nem nunca esteve. Então eles para não perderem a viagem, multam os que lá estão próximos, pois apesar de não estorvar não é local permitido estacionar. Por isso o meu foi "apanhado", como ela queria.
Eis que chegamos da festa e vejo uma multa no meu carro, e vi logo quem tinha sido a causadora. Estava na altura com uma amiga cujo irmão tem um cargo considerável na GNR, e que após o telefonema da irmã, a multa é sanada.
A D. Conceição estava à cuca para ver o que eu fazia quando chegasse. E até nem é do meu feitio, mas naquele dia e após a provocação dela, a dizer para a próxima é pior, deu-me cá uns suores e disse-lhe: - minha senhora, não lhe valeu de nada o esforço, a multa já era. E desandei, a pensar, estou tramada, vai fazer-me a vida negra.
Mas não, passados uns dia a D. Conceição, chegou perto de mim e disse-me, com palavras que eu por educação não coloco aqui: - ah.. meu c…., f….. bem, és das minhas. E a partir desse dia a D. Conceição enche-me de mimos.
Mas falei na D. Conceição, pois neste momento estou a cozinhar o frango que me ofereceu, tenho receio que se estrague, e coisas caseiras e de confiança é raro encontrar hoje em dia. Vou ter frango para uns tempos, mas cozinhado e depois congelado não se estraga.
Amanhã dia 9 de Julho é feriado no Castêlo. São as festa da Nossa Senhora do Bom Despacho da Maia.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Mia.
Quem não conhece essa figura mítica do Castêlo, eu próprio já fui vítima dessa provocação, mas enfim, compreendi e simplesmente mandei a senhora ir dormir que era tarde para uma senhora daquela idade estar ainda acordada...coitada.
Uma coisa é certa, pelo frango que deu merece respeito, o frango claro. Não, estou a brincar. Com um frango destes é que ninguém brinca, pelo menos eu, que adoro um bom arroz de frango ou até mesmo uma bela de uma cabidela, hummmmm, até já me cresce água na boca. Para a próxima lembra-te de convidar os amigos, nem que seja somente para o depenar, hehe.
Beijinhos e continuação de boas férias.

Paula disse...

Ola Mia,

Tu compraste um teclado e eu comprei hoje um monitor, naõ via nada no meu pc portatil...tudo preto, entao lá tive de comprar um Monitor novo porque nao compensava o conserto :(
Começo as ferias a gastar dinheiro.

Ai esse franguinho tá com optimo aspecto...hmmmmmm
Beijocas e continuaçao de boas ferias .... a nortada continua caramba !!!

toni disse...

Mia:
Depois de tanto esforço a cozinhares o frango, bem podias ter telefonado, a pedir ajuda para comê-lo!!!!....
Espero,que te tenha sabido bem.
Beijo
Toni.

José Faria disse...

Olá Mia!
Espero que te saiba bem o teclado depois de cozinhado, e que te adaptes bem a escrever no frango, não vá os GNRs mal estacionados, multarem a D. Conceição...Êi!
Espera aí, não é isso!
Que trapalhada, já me enganei.
Ora bem,vamos lá começar de novo:

Olá Mia!
Espero que saibes cozinhar bem a D. Conceição, não vá o frango mal estacionado, multar o teclado preto... hê, hê, hê...
Desculpa, hoje não estou nos meus dias. Fica p'rá pr'oxima!
Chau! Bom apetite e boas escritas.
Beijos com amizade