sábado, junho 16, 2007

A união faz a força


O meu dia hoje teve de tudo um pouco, mas fazendo o balanço já não tinha um dia de trabalho tão bem passado como o de hoje.

É a minha vez de estar no caixa e como tal "apanho" a maioria dos clientes. Uns alegres e bem dispostos, outros que nem ouso falar com eles e por aí fora.Sexta-feira por norma é um dia "pesado", e mais quando é dia 15 (dia de pagamento a Segurança Social) e também de pagamento das reformas aos meus velhinhos.

Hoje lá voltou, passado mais um mês a minha velhinha de 93 anos, que todos os meses desde há 6 anos, me diz - vamos lá ver minha senhora se volto para o mês que vêm, muita saudinha para a senhora e para os seus - como adoro esta velhinha. Claro que a presença dela me anima, parece que recebo uma lufada de felicidade.

Com o dia tão difícil como é, acabei por almoçar sozinha, pois tanto o Zé como o chefe tiveram de continuar a atender clientes.

Hoje havia sardinhas assadas resolvi comer pela primeira vez este ano. Estavam óptimas.

A empregada traz-me a travessa e vai à mesa em frente, ocupada por dois cavalheiros, retirar o galheteiro, pois já tinham terminado o almoço.

Estava eu tristinha por estar a almoçar sozinha, quando um dos senhores se virou e disse-me se podia retirar o azeite. Claro que disse que sim, esperando que o senhor se servisse e mo devolvesse. Mas a frase dele deixou-me deveras aborrecida, - se precisar mais peça - Fui ao céu e vim, mas como sou pessoa educada, não retorqui, apenas chamei a empregada e pedi outro galheteiro.

Mas onde está o civismo de algumas pessoas? Então ele que já tinha terminado não viu ao pedir-me que eu estava a iniciar a refeição?

E que cavalheiro é este que obriga uma senhora a fazer - pst pst , ó cavalheiro passe-me aí o azeite -.

Claro que quem ouviu a reclamação foi a empregada, que pelos vistos nem se apercebeu do que aconteceu.

Bom esta foi a parte menos boa do dia.

A tarde foi decorrendo e quando fechou o balcão, claro que ficamos mais à vontade. E como é sexta-feira e como diz a minha Generosa - sexta-feira é dia de soltar a franga - o pessoal, apesar de cansado estava animado. Então eu fartei-me de fazer rir a Generosa ( ela até tirou as pilhas à vassoura para estar mais perto de mim).

Como a maior parte das empresas temos ciclos comerciais. Um desses ciclos terminou hoje, dai a maior descontracção. Mas quando já me estava a preparar para sair, verifiquei que o chefe estava ainda a tentar cumprir um dos objectivos da campanha. Faltavam poucos e como se diz na gíria, "íamos morrer na praia".

Algo cresceu em mim, e esqueci que queria ir embora. Agarrei no telefone e consegui num só telefonema 4 vendas. Claro que o chefe ficou muito contente com a minha atitude e isso motivou a que a partir daí eu ainda fizesse mais 1 e o Zé mais 3. Precisávamos de 17. Estavam já feitos 10, com os meus 5 de hoje e mais 3 do Zé, ultrapassamos o objectivo.

Saímos tardíssimo do banco, mas felizes.

Amanhã, vai acontecer o encontro anual da Direcção Comercial Norte. Lá vamos nós juntar-nos numa confraternização que espero seja agradável, como foi nos anos anteriores.

2 comentários:

Américo Ribeiro disse...

Olá Romi
Espero que tenhas um bom convivio, lá por Lamego, é pena estar de chuva.
BJS ;)
BFS

toni disse...

Sempre se disse que a união faz a força... Mas, o teu gesto valeu esse companheirismo e camaradagem que deve imperar numa empresa.Força piquena...
Segue-se a diversão, e acho muito bem.
Espero que te tenhas divertido a valer.
Beijinhos
Toni