quarta-feira, junho 20, 2007

O meu Pai fazia 71 anos

Fazia hoje 71 anos, não chegou a fazer 48 anos. Faleceu no dia 2 de Maio de 1984.
Há 29 anos, precisamente no dia de aniversário do meu pai, como sabem bem próximo da noitada de S. João, fui pedida em casamento, pelo pai do meu filho.
Acabamos por casar no final de Agosto desse mesmo ano 1978, mas só por um acaso, pois o intuito do pedido era poder ir passar a noitada de S.João com o meu noivo.
O meu pai, era uma pessoa afável, amigo do amigo, mas infelizmente guardava a pior parte para dentro de casa. Sempre fui "bichinho do buraco" porque salvo raras excepções não me deixava sair nem ao Domingo para ir ao cinema, excepto se fosse acompanhada por alguém de muita confiança.
Até essa altura, e tinha eu 20 anos, nunca tinha feito uma noitada de S.João sem ser acompanhada por ele, e a festa durava até às 2 horas e nem mais um minuto. Vinha tudo a "requitó" para casa, e acabávamos a comer o assado que a minha avó ficava a preparar.
Nesse ano o meu namorado e o grupo enorme de amigos que tínhamos resolveram juntar-se para ir para a noitada e claro, tudo queria que eu fosse, e eu mais que ninguém.
Mas como dar a volta ao meu Pai?
Então o meu namorado pensou num estratagema, comprou-me um anel de noivado e na noite em que festejávamos o aniversário do meu pai, ele resolveu com pompa e circunstancia pedir a minha mão.
Como a noite era de festa e surpreso pela surpresa do noivado, o meu pai acedeu a que eu fosse pela minha primeira vez na vida sair de casa à noite, com o meu namorado e com os meus amigos. Mas com um porém, tinha de convencer os meus tios a deixar ir as minhas primas, que eram mais novas 5 e 6 anos que eu, felizmente que os meus tios eram bem mais liberais e elas vieram sem problema.
Bom no final tudo correu bem, e foi uma noite divertidíssima. Uma noite de imensa chuva, não orvalhadas, era chuva valente. Acabamos a noite no pavilhão Rosa Mota, a fazer brincadeiras. Mas costuma-se dizer que evento molhado é evento abençoado.
Parece que a chuva me dá sorte, senão pelo menos diversão.
Claro que no ano seguinte não precisei de pedir, pois já estava casada. Mas aí já teve de ser com regra pois estava grávida de 3 meses.
Parabéns Pai.

5 comentários:

António Santos disse...

Sabes Mia, também já não tenho pais (sim, os dois).
É de facto com muita mágoa, que os vemos partir e deixam-nos um vazio.
Pelo menos eu sinto isso.
Felizmente, não tinha o problema de sair à noite, mas apesar de tudo o meu pai também me obrigava a mim e ao meu irmão a estar em casa a "horas". Realmente, chegávamos cedo, mas logo que ouvíamos o nosso pai a dormir ,voltávamos a sair pela janela que dava para o nosso jardim.Combinávamos horas de regresso,cada um ia para seu lado e na hoar marcada lá estavamos os dois.
Coisas de solteiros....

Beijinho
Toni

' Claudjinha disse...

Parabéns ao teu pai... :)

Américo Ribeiro disse...

Olá querida Romi
Felizmente ainda tenho os dois, mas se fosse a contar o que passei quer em solteiro, quer mesmo depois de casado, tinha pano para mangas, ficará para as minhas memórias, o que importa agora é dar-te alento para continuares a sair, se tiveres de pedir a alguém,que seja á tua "vontade" de te divertires.
Aproveita agora, a idade não perdoa, e depois só os paseios da junta de freguesia com farnel e visita ao santuário.....
bjs

o alquimista disse...

olá querida amiga, infelizmente não tive pais, desde muito cedo tive que me valer por mim mesmo e como eles nos fazem falta...

Tu és uma pessoa de uma infinita ternura...


Doce beijo

dulcineia disse...

também fui bichinho do buraco, até mais do que isso. este post deixou-me completamente arrepiada, acho que é uma belíssima história, sério.