quarta-feira, maio 09, 2007

Surpresas da vida


Um dia destes, enviei ao meu amigo Toni, uma fábula sobre a amizade, que encontrei numa pesquisa feita na net, num site brasileiro.Chama-se Floquinhos de Amizade, e quando a li pela primeira vez, achei-a tão bonita que logo a copiei para a partilhar.Aliás os nossos e.mails terminam muitas vezes, ou começam, sempre enviando floquinhos de amizade um ao outro.
Hoje, estava eu na minha vez de fazer caixa. E é claro que estando como caixa, a maior parte dos clientes passa por nós. Nem sempre há oportunidade de encetar uma conversa, apenas , o trivial, bom dia, boa tarde, obrigada, vai depositar? Quanto? Vai levantar o cheque? É cliente?Mas há dias ou momentos em que a afluencia é menor e acabamos por dizer algo mais que o trivial.Proporcionou-se hoje , com um cliente, poder falar um pouco mais. E sinceramente já não sei a que proposito falamos de gostar de escrever. Claro que quando o Senhor me disse que escrevia, a minha curiosidade despertou para o facto. E fiquei "desolada" quando me disse que escrevia para guardar na gaveta. Excepto crónicas de opinião em dois jornais.

Palavra conduz palavra, fala-se em blogs, internet. E muito naturalmente o Senhor fala-me de uma fábula que escreveu há uns 5 anos atrás, que ofereceu a um amigo que a enviou para outro amigo, e a fábula já corre na internet há 5 anos. Eu que adoro fábulas, mensagens de reflexão , de amizade, etc, fiquei a pensar qual seria. Então diz-me o Senhor, a fábula tem como titulo Floquinhos de Amizade.Nem imaginam a emoção que eu senti quando foi pronunciado o nome da fabula. E estar perante quem a escreveu, e tudo isto por um acaso.
A vida é mesmo feita de surpresas, não acham?Claro que vou colocar aqui a fábula. Não sei se estará já adulterada da realidade, depois de 5 anos a percorrer pelo menos 2 continentes, mas uma coisa é certa, se estiver o autor diz-me, pois de certeza ganhei um amigo.

Obrigado, Fernando J.P. Ferreira.


Floquinhos de Amizade

Havia uma pequena aldeia onde o dinheiro não entrava. Tudo o que as pessoas compravam, tudo o que era cultivado e produzido por cada um, era trocado. A coisa mais importante, a coisa mais valiosa, era amizade. Quem nada produzia, quem não possuía coisas que pudessem ser trocadas por alimentos, ou utensílios, dava seu CARINHO. O CARINHO era simbolizado por um floquinho de algodão. Muitas vezes era normal que as pessoas trocassem floquinhos sem querer nada em troca. As pessoas davam seu CARINHO, pois sabiam que receberiam outros num outro momento ou outro dia. Um dia, uma mulher má, que vivia fora da aldeia convenceu um pequeno garoto a não mais dar seus floquinhos. Desta forma, ele seria a pessoas mais rica da cidade e teria o que quisesse. Iludido pelas palavras da malvada, o menino, que era uma das pessoas mais populares e queridas da aldeia, passou a juntar CARINHOS e em pouquíssimo tempo sua casa estava repleta de floquinhos, ficando até difícil de circular dentro dela. Daí então, quando a cidade já estava praticamente sem floquinhos, as pessoas começaram a guardar o pouco CARINHO que tinham e toda a HARMONIA da cidade desapareceu. Surgiu a GANÂNCIA, a DESCONFIANÇA, o primeiro ROUBO, o ÓDIO, a DISCÓRDIA, as pessoas se XINGARAM pela primeira vez e passaram a IGNORAR-SE pelas ruas. Como era o mais querido da cidade, o garoto foi o primeiro a sentir-se TRISTE e SOZINHO, o que fez o menino procurar a velha para perguntar-lhe se aquilo fazia parte da riqueza que acumularia. Não a encontrando mais, ele tomou uma decisão. Pegou uma grande carriola, colocou todos os seus floquinhos em cima e caminhou por todas a cidade distribuindo aleatoriamente seu CARINHO. A todos que dava CARINHO, apenas dizia: ?obrigado por receber meu carinho?. Assim, sem medo de acabar com os seus floquinhos, ele distribuiu até o último CARINHO sem receber um só de volta. Sem que tivesse tempo de sentir-se sozinho e triste novamente, alguém caminhou até ele e lhe deu CARINHO. Um outro fez o mesmo... Mais outro... E outro... até que definitivamente a aldeia voltou ao normal.

16 comentários:

Américo Ribeiro disse...

RECEBE O MEU FLOQUINHO DE ALGODÃO COM UM GRANDE BEIJO

Mia disse...

Obrigada amigo Américo, outro para ti.
Ouv dizer que te vais ausentar. Quero os parabéns na sexta feira.. rsrsrrs
Mia

Américo Ribeiro disse...

Terás os teus parabéns da forma mais inesperada !!
Só terei pena de não ver a tua cara quando fores confrontada com ........... ???????
abraço

Anónimo disse...

Achei interessante o que sobre a nossa breve conversa escreveu, mas devo fazer uma pequena correcção. O que eu há muito tempo escrevi (afinal foi há mais de sete anos) tinha por título "FLOQUINHOS DE CARINHO". Repare que nem todas as amizades são carinhosas.
FJ

Paula disse...

Aqui deixo o meu floquinho,
De amizade ou de carinho,
Olha que lindo que riquinho,
Junto com ele vai um beijinho!

' Claudjinha disse...

Coincidência? Não... cada vez acredito mais que está tudo traçado.

Está quase, Mia, faltam 44 minutos ;)

Adoro-te Mamy*

Mts FLOQUINHOS DE CARINHO pq sei q a nossa Amizade eh Carinhosa =D

Américo Ribeiro disse...

Feliz aniversário ROMI


O tempo passa e eu não sei o que vai acontecer, mas de uma coisa tenho a certeza, de ti não me vou esquecer.

BJS

' Claudjinha disse...

PaRaBeEeEeNnNnNnSsSsSs a uma pessoa maravilhosa e que parece ter pelo menos menos 10 anos do que na realidade faz. Mas hoje a Mia eh uma bebe =D

Bjoka e um optimo dia!*

Mia disse...

Ninos e Ninas, meus queridos amigos.
Obrigada por me acompanharem desde o primeiro segundo do dia do meu aniversário. São floquinhos de carinho que caem no meu coração.
Partilho mentalmente uma fatia de bolo que encetei, depois de apagar uma vela,e que acompanho com uma taça de champanhe.
Um tchim tchim, à amizade.
Muito muito muito obrigado.
Mia

Anónimo disse...

Feliz Aniversário!!! imagino que estejas a trabalhar mas sei que não vão de certeza deixar de te cantar os parabéns nem de fazer um lanchinho especial.
Espero que passes um dia muito bonito e de preferência junto de quem mais amas!!!
Beijo cheio de Floquinhos...
Paolo

Paula disse...

Feliz Aniversário Mia
(Rosa Maria)

Muitos parabéns amiga querida,
És uma taurina cheia de genica,
Além de seres muito divertida,
Tua amizade me deixa mais rica.
E neste dia tão especial,
Tinha de te dar um miminho,
Que tenhas um aniversário bestial,
Aqui te ofereço um enorme beijinho.
No real dar-te-ei noutra ocasião,
Deixo minha oferta em palavras,
Gosto imenso de ti de coração,
És uma grande amiga e das raras.
Desejo-te um dia fantástico,
Mais um aniversário de glória,
No meio dos amigos será mágico,
Para ficar registado na tua história.
Tu mereces, és maravilhosa!
Amiga, uma óptima companheira!
Fazes jus ao teu nome que é Rosa,
És uma linda flor verdadeira!

Anónimo disse...

Amiga, ter um espírito jovem, é um privilégio, ser formosa um património, ser encantadora, tua melhor virtude.
Desejo-te um dia muito feliz, com muitas flores, cheio de ternura, carinho e paz interior, dado por alguém que esteja no teu imaginário.
FELIZ ANIVERSÁRIO!
Até sempre.
FG

Mia disse...

Mais uma vez muito obrigado.
Está a ser um dia de anos que nunca esquecerei.
Obrigado a todos vós e obrigado por todos os floquinhos que recebi de vós. Espero saber retribuir.
Mia

o alquimista disse...

Recebe tres gotas de orvalho encantadas...acabei deas recolher na lagoa das sete cidades...

Tal como um ribeiro manso, que corre pachorrento para sul, assim viaja o teu profundo sentir, aprisionado em…pranto azul…


Bom fim de semana


Mágico beijo

Anónimo disse...

Hj me disseram que durante a minha caminha eu deveria guardar todas as pedras que atrapalhassem o meu caminho e quando eu chegasse ao final da caminha que eu pegasse todas as pedras e construisse um castelo, pq nada e nem ninguem pode destruir um sonho, um ideal.
Continue assim...

Anónimo disse...

excelente história. Muito onbrigado por me dar esta lição Mia!!!!! Bjo