quinta-feira, abril 05, 2007

A Minha Generosa

Quando nasceu há 50 anos, a mãe devia já adivinhar que esta menina ia fazer jus ao nome que lhe foi dado no baptismo.
É mesmo de muita generosidade a minha Gé. Minha colega de emprego, onde já está há mais de duas décadas, é das poucas empregadas de limpeza que ainda trabalha para o banco, pois a grande parte desse serviço está entregue a empresas de limpeza. É de grande ajuda para nós, pois é prestável e procura sempre dar-nos apoio em qualquer circunstancia. Mulher do Castêlo, com quem aprendo muitas das expressões que se usam nesta Vila. Umas expressões que eu lhe acho imensa graça, é quando diz "tás certinha e direitinha" ou então "ó kika, tu hoje num tás em modo". Um dia ia-mos a uma confraternização e a Gé, disse-me assim: Ó kika (é assim que me chama, mas quando está bem disposta é princesa) vou ver se o chefe me deixa sair um pouco mais cedo para ir dar banho. E claro que lhe perguntei a quem ia dar banho, e ela responde que vai dar banho a ela mesmo.
Vive só, as duas filhas já estão casadas e é já avó de dois meninos, o Tiago e o Pedrinho.
É muito rapioqueira, adora diversão e sempre que vai a um passeio ao fim de semana, é certinho e direitinho que vem rouca de tanto cantar.
Trabalha imenso, procura amealhar o que consegue, para poder ajudar quem precisa.
Entra no banco às 15h e às vezes já completamente estourada, pois começa bem cedo o dia nas patroas. Então eu para pegar com ela e a animar, mando-a colocar pilhas na vassoura.
Adoro a minha Gé, e só espero tê-la proxima de mim ainda por muito e muito tempo.
Hoje fizemos o almoço de páscoa e claro não perdi a oportunidade de tirar uma foto com ela. Ó pra nós tão giras que ficamos.
A foto foi tirada pelo chefe (à 2a, pois da primeira tremeu tanto com a nossa imagem, que quando demos conta pareciamos marcianas. eheheheh ..... lá se vai a promoção)
Oxalá vocês tenham uma Generosa na vossa vida, eu sou feliz, porque tenho a minha.

3 comentários:

' Claudjinha disse...

Já reparaste que ela tem a mesma idade que o teu irmão teria?

"Ir dar banho" eheheh essa expressão também se usa no Alentejo... =P

Bem, vim desejar-te uma Boa Páscoa com muitos docinhos!!
Beijinhos mamy

__♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥

zorba disse...

Sois portanto Mulheres do Norte.
Parabéns a ambas, e boa Páscoa.

Mia disse...

Filhota
Uma feliz páscoa para ti também.
A expressão "ir dar banho" utiliza-se em muitas regiões, mas não com o sentido que a Gé dá. Já agora, e porque não teve "coragem de escrever", o zorba disse-me que a expressão que se usa é "Vai dar banho ao cão e lava-te na mesma água". Esta expressão é utilizada quando estamos zangados com o interlocutor.
Aqui o que a Gé quis dizer é que ia tomar banho.
Beijinho doce filhota
Mamy do Porto
Mia

-----

Sr. Zorba. (já sei tire o senhor)... rsrsrs
Seja benvindo.
Acredite que fico muito feliz com a sua visita. É incrivel, mas eu adivinhei quem era o Zorba. Ou pelo menos senti quem poderia ser.
Mais tarde a dica do post rir ou falar sozinho, deu-me a confirmação.
Há empatias que não são entendiveis, verdade?
beijinho
Mia