segunda-feira, agosto 13, 2007

Espanhois, perfumes e bonecas

Saí, tomei o meu café matinal e fui apanhar o Metro para ir ao El Corte Inglês. O dia estava encoberto, tristonho nada convidativo para andar ao ar livre.
E lá andei eu naquela imensa área a ver novidades. Eram já umas 4 horas da tarde quando dei conta que não tinha almoçado, então lá fui comer umas tapas, acompanhadas de uma sangria de champanhe.
A certa altura, sentam-se junto a mim 2 casais espanhóis, pelo menos falavam espanhol entre eles. E fico perplexa quando pedem uma garrafa de água mineral, num inglês péssimo, de tal forma que a empregada não estava a entender nada. Dei-lhe uma ajuda e a pequena lá os serviu.
Mas onde julgariam eles que estavam? Ter-se-iam enganado no itinerário e em vez de ir para norte, para Inglaterra, desceram para Portugal e nem se aperceberam? A palavra água em espanhol é tão semelhante à nossa, porque tinham de complicar?
Mas deixa-los ser felizes à maneira deles. Só achei caricata a situação.
E lá voltei eu para casa, com algumas compritas, essencialmente do super-mercado que tem imensas novidades em termos de produtos.
Desta vez resisti à minha perdição - perfumes - pois não havia novidades que me agradassem.



É verdade, tenho um gosto um pouco caro, mas também é o único. Adoro perfumes. Houve uma altura em que era "fiel" a um só, devido ao dinheiro não dar para grandes despesas extras. Felizmente, agora posso dar-me de presente, um, de quando em quando, mas com mais assiduidade. Então acabo por me "perder" .
Quem costuma barafustar é o meu colega, o Pedrinho, que diz que eu tomo banho em perfume, mas claro que é na brincadeira.
Bom tirando a colecção de perfumes, tenho outra colecção que adoro, as minhas bonecas.



Sempre que viajo por uma região, procuro encontrar uma boneca típica desse local. Neste momento a colecção está parada, pois já não viajo há uns dois anos, para grande tristeza minha, pois adoro conhecer novos locais, novas culturas.

23 comentários:

Eva Luna disse...

Pois bem... tenho de confessar a minha xenofobia com os espanhóis... nem sei bem pq... ou é cultural ou por achar que falam mau português, ou por causa do meu patrão, do director financeiro, do chefe da contabilidade, do meu director... hummm não sei pq!!!

Anónimo disse...

Não resisto e digo que a mim parece ser você a mais bela de todas as bonecas, cuja presença é a razão de ser da existência de cada um desses perfumes. Tenho dito.
Cadinho RoCo

Anónimo disse...

Cara Senhora,
Permita-me fazer alguns reparos ao seu post.
Espanha,como certamente o saberá das aulas de História, sempre foi um mosaico de reinos e,essa diversidade manifesta-se linguísticamente.Assim, o que designa de "espanhol" - nomenclatura recente por oposição a castelhano - poderiam ser na realidade outras línguas: galego, catalão ou basco, se bem que esta última seja virtualmente incompreensível para falantes de línguas românicas.
Consequentemente há razões que se prendem com o ponto de articulação de sons, característicos de certas línguas, que as tornam mais fáceis ou difíceis para falantes nativos de outras. A explicação é longa e técnica mas caso o assunto desperte a sua curiosidade, poderei recomendar-lhe literatura sobre o tema.

Por outro lado, mesmo em línguas românicas, há termos foneticamente idênticos, porém bastante distintos na sua significação: "embaraçada" é o exemplo comummente citado. Já agora,sabe pedir - em espanhol - uma garrafa de água sem gás?

O turismo e o investimento económico em Portugal são factores de desenvolvimento económico, criando oportunidades de emprego aos portugueses. O reverso da medalha é deparar-se com esses nativos. Felizmente que apesar da sua má opinião condescendeu a ajudá-los. Terão assim certamente levao uma boa impressão da gentileza e hospitalidade portuguesas
Espero que, em breve, actualize a sua colecção de bonecas com uns exemplares regionais do meu país.Seria, à semelhança da U.E., uma montra multi-cultural partilhando em harmonia um espaço conjunto.

Atentamente
Eligio Rivas

Nocas disse...

"Una agua sin gaz por favor", tão simples quanto isto...é bem verdade que não fazem nenhum esforço em se fazerem perceber. Ainda bem que para além de pessoas hospitaleiras que somos, desenrascamo-nos em qualquer situação, qto mais não seja por gestos...capacidade que "nuestro hermanos não têm", afirmo com conhecimento de causa pois a minha empresa é Espanhola...a maior parte dos meus colegas são espanhóis, OLÉ!!! É claro que no meio há excepções...E outra coisa...Já repararam que a pronuncia Inglesa deles é pèssima?!!!

Euzinha disse...

Também eu adoro perfumes.
Beijinho
E.

dulcineia disse...

eu adoro perfumes mas decidi não gastar muito dinheiro neles antes de gastar os outros que lá tenho. espanhóis... acho que ainda não conheci espanhóis suficientemente simpáticos para mudar a opinião sobre a espécie :-) as vezes que estive em madrid achei-os tão frios e incapazes de ajudar ou tentar perceber-nos que acho mesmo que a antipatia é genética e activada quando têm um tuga em frente como se nós é q não fossemos capazes de os perceber ou sei lá... as conexões linguisticas deles é que se fecham ainda em crianças por falta de estimulos não as nossas :-) (benditas aulas de inteligencia artificial).
acredito que um dia mude de opinião, só não sei quando.

Jorge P. Guedes disse...

Os espanhois, em geral, são profundamente ignorantes no que a línguas diz respeito. Por isso, já nada me admira vindo deles...mas que essa situação é cómica, lá isso é,!

BONITAS Colecções!

Eu, tenho uma de mochos-miniatura. Vai em cerca de 100, mas por falta de espaço na vitrina onde os resguardo, já só procuro os mais pequeninos que são mais difíceis de encontrar.

Saudações e boa semana.

Mia disse...

Caro Senhor,
Eligio Rivas (Elixio)
Com toda a certeza que aceitarei tudo o que me traga cultura, saber.
Tudo o que achei do episódio, foi ser caricato. Mesmo em Portugal temos diferentes dialetos. E não me passa pela ideia, um Açoriano pedir uma água em Inglês. Até porque eu estava perfeitamente a entende-los, logo estavam a falar castelhano, pois nem catalão, nem galego nem euskera eu entenderia na perfeição.
E acredite, já percorri Espanha de lés a lés, já deparei com toda essa diversidade de linguagem, e sempre fui curiosa a tentar entende-los. Como diferença cultural, adorei o País Basco e a Catalunha.
Mas por favor, agradeço a sua recomendação de leitura.
Os meus cumprimentos e muito obrigada.
Mia

O Profeta disse...

Errantes fragrâncias, soltas no dia
Tanta paz, tanta verdade incontida
Tanta fé, no caminho da vida
No céu, grito de pássaro de asa ferida



Profetico beijo

Anónimo disse...

Amiga:
Sempre ouvi dizer que "de espanha, nem bom vento nem bom casamento....", porque será?
Perfumes!Que dizer? Cheiram bem, os bons são caros,e para algumas bolsas.
Cada um tem o que mereçe.
Beijinhos
Toni.

Anónimo disse...

Minha perdição são os perfumes e sapatos ... ai ai!

Beijinhossss

Américo Ribeiro disse...

Olá MIA (Romi)

Espanhóis.............
Nós também somos um pouco culpados deles não fazerem nenhum esforço para nos perceber, muito tuga, quando chega a qualquer lado só quer falar a lingua local, até parece que não somos uma das linguas mais falados do mundo,um mau exemplo disso é quando um protuga vai ao brasil 15 dias, chega aqui a falar brazuca como se toda a vida lá tivesse vivido, enquanto que qualquer estranja que aqui chega, e muitas vezes sabem ou tendo outras opções para tentar dialogar, só o quer fazer na sua lingua, mas quando vemos o exemplo dos nossos políticos a chegar a grandes eventos internacionais e logo se poem a falar inglês e algum francês, não podemos exigir muito mais do simples povo, que até somos um dos mais poliglota.
As bonecas um dia vão fazer-te uma supresa, é uma promessa.
bjs

José Faria disse...

Água, água!
Então é preciso dar assim tantas voltas á lingua,quando até num gesto de quem pede boleia com o polegar em movimento a apontar a boca aberta se pede água.
Ha, ha, ha,.. boleia p'rá boca!?

Pronto Mia, olha gostei da crónica e de todos os comentários, e só pela tua predisposição em contemplar-nos com este "pedaço de diário" de visita ao El Corte Inglês, que poderia ser o Corte Português, porque está em Portugal;
só por isso até bem que gostaria de poder enviar um perfume ou uma boneca por E-mail.Mas lá virá a altura, por E-mail não dá!
Reparei que para além do teu gosto em coleccionar bonecas, um dos comentadores "j.g", colecciona mochos.
Pois quando era escultor artesão, criei vários em madeira de cedro e choupo. Todos foram vendidos excepto dois, um pequenito e uma grande, esculpidos a formão, canivete e xis-ato.
Ora também tenho ainda uma "boneca" esculpida em madeira, mas está nua e a segurar os seios.
Estou a falar verdade.
Se a queres ofereço-ta, só tens que a vestir, o que será dificil por causa dos braços.
Depois mando-te uma foto por e-mail.
Êeee! Já escrevi tanta coisa, desculpa lá.
Um beijão de amizade.

' Claudjinha disse...

~Sabes uma coisa, os espanhóis não pescam nada de português! por mais parecido que seja, e por melhor que nós percebamos o espanhol.. eles não nos percebem a nós,logo não conseguem 'imitar'! bEIJO

Purpurina disse...

Mia:

Não somos 4 somos 5, sim pk eu purpurina sou do Porto, e estive a passar 8 dias em casa da Eva Luna e sou a sua ex-cunhada preferida, conheço a Nocas desde os 15 anos e a Dulcineia foi ao meu casamento, por isso Mia, please não sejas mazinha para mim e não me ponhas num cantinho...eu quero conhecer-te

Beijoca e espero sinceramente que o aclamado almoço aconteça

Purpurina disse...

Mia:
Se te disser que ainda não entrei no El Corte Inglês não vais acreditar, já fui ao de Lisboa e ao de Palma de Maiorca (imagina tu), e ao nosso não, falha gravíssima. Quanto aos espanhóis têm a mania que são inteligentes...
Perfumes, aiiii...perfumes, eu me amo eles...

Beijoca e fica bem e até ao nosso tão desejado almoço

Anónimo disse...

Sra. Purpurina, españoles los hay más inteligentes, menos inteligentes e inteligentes de nivel medio, como en todas partes, excepto en Portugal; en Portugal parece que todos son muy inteligentes; aprovecho que son ustedes tan inteligentes y escribo en castellano, suponiendo que me van a entender.

En fin, les dejo a ustedes con su inteligencia y sinceramente no alcanzo a entender que teniendo esa animadversión hacia los españoles, vayan ustedes a comprar las colonias y las muñecas a empresas españolas.

Miren, hay cosas más importantes en la vida que saber hablar portugués y quizás los españoles no les den tanta importancia al hecho de hablar el idioma de un pueblo que cada vez que puede no pierde ocasión de criticar a España y a los españoles .

Por favor, no me tengan en cuenta; ya saben, soy una ignorante española, verdad?

En fin, ya saben que no hay mayor desprecio que no hacer aprecio.

Que les vaya bien.

Anónimo disse...

taria de saber onde encontro e qto custa um perfume que ganhei mais infelismente acabou . O nome dele é Gala de Dia da marca Loewe e é fabricado na espanha.

Anónimo disse...

This piecе of wгiting will help the internet peоρle
for creating new wеbpage or even a ωeblog from ѕtart
to end.

My webpage - V2 Cigs Reviews

Anónimo disse...

I know this if оff topic but I'm looking into starting my own weblog and was wondering what all is required to get setup? I'm assuming having a blog like yours woulԁ cost a pretty ρеnny?
I'm not very web savvy so I'm nоt 100% positive. Any tips or advice would be greatly appreciated. Appreciate it

my blog: please click the up coming article

Anónimo disse...

Hi theгe, just wanted to mention, Ι likеԁ this
article. It was funny. Keеp on ροsting!


mу web sіte - www.Opinionxchange.com

Anónimo disse...

Unquestionably bеlіeve thаt whіch you ѕaiԁ.
Your favοгіte rеaѕоn seemed to be on the net thе sіmplеѕt thing to be aware оf.
I say to уοu, I definitely get annoyed whilе people thinκ about
worrіes that they plainly don't know about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without having side-effects , people can take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

My web blog V2 Cig Review

Anónimo disse...

An impressive share! I have just forwarded this onto a coworker who has been conducting a little homework on this.
And he in fact ordered me breakfast because I found it for him...
lol. So allow me to reword this.... Thanks for the meal!!

But yeah, thanks for spending the time to talk about this issue here on your internet site.


Also visit my web page :: san francisco dentists, foursquare.com,