domingo, novembro 19, 2006

Uma manhã na Feira


Fez sábado oito dias, como moro bem perto e como gosto de assistir ao buliço habitual de uma feira semanal, lá fui eu.

Andava pausadamente, olhando para aqui, olhando para além, às vezes não olhando para lugar nenhum, quando de repente ouço gritos de fujam fujam e um gerar de confusão entre os feirantes, enquanto que vários elementos da policia irrompem pela multidão, armados até aos dentes, com cães, encapuzados, numa correria infernal.

Era uma rusga.

Curiosa, deixo-me ficar a observar os trabalhos. De repente a feira fica cercada. Nunca vi tanta policia junta. A azáfama era enorme a encherem enormes sacos de plástico preto com o que iam apreendendo, ou seja dvd´s e cd's, cadenciados pelos gritos histéricos das ciganas e ciganos que iam passando por mim, presas por um braço para serem identificados.



Tudo não passaria de uma operação normal, senão o facto de quando entrei na feira, não ter visto nos locais habituais as maiores bancadas de venda destes produtos, e sentir que algo se iria passar. Pois é, já se comentava em susurros que os policias iam chegar.

Os privilegiados tinham sido avisados.

Mas como é isto possivel? Como era possivel, eu, uma mera frequentadora da feira saber de antemão o que se iria passar?

Em conversa com um policia, que estava já cansaderrimo, pois o encontro para a operação tinha sido bem cedo, apesar de pormenores de ultima hora terem atrasado a hora de actuação, e cujo maior desejo era ir para a beira da familia, até porque era fim de semana, comentei esse aspecto, mas apenas um sorriso cumplice respondeu à minha pergunta da fuga de informação.

Tanto aparato para quê? Para fazerem numeros? Para mostrar que actuam?

Voltei lá este sabado e além dos faltosos da semana anterior, agora bem presentes, lá estavam todas as bancas de venda de dvd's, cd's, no seu pregão habitual de compre 3 dvd's por 5 euros.

A policia habitual passeava, os feirantes anunciavam, as pessoas compravam, afinal o Natal está a chegar.

1 comentário:

Anónimo disse...

pois é..isto é Portugal no seu melhor...ou pior. Mas, como estou um pouco dentro desse meio, vou contar-te um segredo : a culpa é da policia, principalmente na senhora da Hora.