quarta-feira, outubro 14, 2009

Novos residentes cá em casa

A grande

A pequenina


A grande


A grande

Um destes sábados fui à feira e comprei alguns vasos, entre eles um de arruda, que apesar do cheiro que ninguém gosta, eu adoro.
Ao telefone com o Rogério, este diz-me que está a ver uma lagarta lindíssima, e eu pensei que estava a falar fora de casa.
Quando chego à noite a casa ele mostra-me a dita lagarta. Mesmo achando-a bonita não queria de forma alguma que ela me comesse a planta e decidi coloca-la num prato com uma folha de alface para ela se alimentar.
O local onde coloquei o prato ficava a uma boa distancia do vaso de arruda e ainda mais separado por um grande espaço, pois coloquei o prato na beira da janela da marquise e o vaso estava em cima da máquina de secar roupa. Mas para nosso grande espanto, no dia seguinte lá estava a lagarta nas folhas da arruda, como lá chegou não fazemos ideia, e além dela ainda estava uma bebé.
Curiosa como sou fui procurar no google a lagarta da arruda, e não é que existe mesmo?
Chama-se Papilio machaon (Planta Hospedeira da Lagarta) Arruda. Estas lagartitas que são tão engraçadas e coloridas, vão dar lugar a borboletas fantásticas as "papilio machaon", também conhecidas por cauda de andorinha por causa dos desenhos das suas asas.
Aparentemente elas são mesmo maluquinhas por Arruda ( planta) mas, também gostam de funcho e podem sobreviver em salsa.
Vamos lá a ver se ela se transforma numa bela borboleta.

1 comentário:

Monica Coimbra disse...

Olá, gostei muito da história, qdo era adolescente vivia numa casa que tinha um pequeno pomar c/ algumas verduras e dava muito uma lagartinha pequena nas folhas de couve, um belo dia comecei a criá-las também para assistir o processo de virar borboleta, alimentava-as com couve num canto separado, foi uma experiência muito legal, também fui pesquisar sobre a sua futura borboleta, muito bonita...
abraço